domingo, 24 de abril de 2022

Por Que Não Devemos Ajudar os Necessitados Indiscriminadamente? Behaviorismo Básico Explica.

 


Qualquer um que tenha cachorro e almeja ensinar-lhe certo comportamento sabe: só deve reforçar o comportamento desejado, quer com petiscos, quer com agrado.

Quando doamos alimentos e outros, indiscriminadamente, fazendo o bem sem olhar a quem, estamos, na maioria das vezes, dando o recado para que os criminosos e os mal-educados continuem assim.

Primeiro, o bom comportamento, depois o prêmio. É dessa maneira que funciona.

Instituições e particulares, querendo ser os bom samaritanos, costumam fazer o contrário. Saem distribuindo os benefícios a todos, sem checarem antes a quem se destina. Está tudo errado!

Já os governos, eles agem propositadamente. Só querem votos e quanto pior melhor. 

(em processo, sem revisão)

No Brasil, Governo (Todos) Deixa o Crime Comer Solto e Crescer Para, Depois, Dizer Que Não Consegue Mais Dar Conta.

 



Organizemo-nos fora das instituições governamentais e fora daquelas que recebem verbas públicas. Sem isso, estaremos, cada vez mais, a mercê da bandidagem.

Mas como?

Temos que formar as novas gerações para se apropriarem do lado positivo da Anarquia, como os bandidos fizeram com o lado podre da mesma. A aproveitarem-se da falta de governo, a fim de praticarem o Bem Maior, mesmo à custa de grande sacrifício.




Continua...

(em processo, sem revisão)


terça-feira, 19 de abril de 2022

"Terapia, Arte, Artista Amador: O Personagem da Novela".

 


Uma novela da TV Globo coloca personagem, com mais de 50 anos de idade, alcoólatra, iludida com fazer sucesso, sendo violonista, cantora e compositora (personagem de Denise Fraga, de Um Lugar ao Sol, ano 2022).

Nessa altura do campeonato, o bicho está pegando... Há anos falamos da crise de ser artista e nos danos acarretados.

É o dilema de profissionalizar-se  ou conviver com a frustração de ser tido como derrotado por muitos, sendo artista amador. Isso quando o praticante não toma aversão por qualquer manifestação artística.

Foi pensando no sofrimento mental dessas pessoas, que resolvi falar no assunto. A fim de dar uma resposta para mim mesmo, simulei a criação da Associação de Artistas Amadores de Diadema e de São Paulo. Seria uma suposta entidade representativa, para equacionar várias questões, propondo soluções. 

Elenco três possíveis casos de amadores: aposentados por invalidez, participantes de oficinas culturais e praticantes em geral. Nesses casos todos há o risco de se desenvolver a  "síndrome do artista frustrado", como denominamos. 

A sensação de ser esquecido, abandonado, desprezado, ridicularizado e encarniçado (em alguns casos) desenvolve desde a simples tristeza, chegando a graves depressões. Muitas vezes, há a associação de drogas lícitas e ilícitas a esse quadro.

Para mim, o reconhecimento da problemática já é grande passo para a solucionática. A partir dessa tomada de consciência, é possível o paciente colocar-se mais à frente da questão. No meu caso, foi criar uma entidade hipotética, para sentir-me representado de maneira mais abrangente, deixando de perceber-me solitário na minha amargura.  Isso tornou-me mais lúcido, ajudando-me a pensar com menor confusão.

A arte amadora, seja como hobby ou como arteterapia, é peça importante no desenvolvimento social, por poder distanciar-se de verbas públicas e políticas culturais oficiais e, assim, ser mais honesta como veículo de transformação.

Quanto ao personagem da Denise Fraga, sabem no que deu? Formou-se arteterapeuta (musicoterapeuta)!

(em processo, sem revisão)






  

A Oração (Prece, Reza) No Teatro.

A Oração (Prece, Reza) No Teatro. Quem inventou a oração, a prece, a reza? A oração não foi “inventada” por uma única pessoa. Ela surgiu de ...