domingo, 6 de dezembro de 2020

Tudo Estaria Bem, Mas Você Não Estaria Aqui...

 


Seria muito bom, para alguns, não ter havido a "invasão" europeia do que seria o Brasil e a própria América e, por consequência, não tendo escravidão de indígenas e de africanos, bem como, posteriormente, migração de outros tantos para se assalariarem.

Sim, hoje, com certeza, não estaríamos falando de racismo, de dívida social, de quotas para negros, de europeu opressor, de brancos serem psicopatas por defeito da hipófise. Não falaríamos, também, de terras roubadas dos indígenas, de genocídios, etc. 

Pensando em uma geração ser por volta de 20 anos, ou até menos, os descendentes dos escravizados, aqui no Brasil, estariam, pelo menos, na sexta ou na sétima gerações, depois da abolição. Nesse tempo todo, que do ponto de vista histórico é pouco, mas do ponto de vista da reprodução é bastante, foram gerados milhões de seres novos, descendentes das últimas pessoas a sofrerem com a terrível escravidão.

Dessas milhares de pessoas, muitas lamentam tal condição pretérita, revoltam-se, até. Mas esquecem  de um detalhe: não fosse tudo isso, não estariam aqui para protestarem. Pois, simplesmente, não existiriam!

Há uma situação psicológica estranha nessas pessoas. Acreditam poderem serem elas mesmas, fosse outra a história de seus antepassados. É como se os fatos históricos não interferissem na união dos nossos pais e dos nossos avós e, por consequência, nos seus descendentes, nós. 

Então, que sentido faz querermos cobrar algo do passado histórico se, sendo esse passado diferente, nós não existiríamos? Um paradoxo, concorda?

(em processo, sem revisão) 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

A Oração (Prece, Reza) No Teatro.

A Oração (Prece, Reza) No Teatro. Quem inventou a oração, a prece, a reza? A oração não foi “inventada” por uma única pessoa. Ela surgiu de ...